Tipos de Aventuras e Eventos

Conheça os tipos de aventuras e eventos do Mural:

CTM Alphaville – Encontro semanal e trilha noturna realizada no Centro de Treinamento do Mural (CTM Alphaville) toda terça-feira com saída às 20h do Alphaville Paralela (pegar 1ª entrada) na rua Pituba em frente ao club. O CTM Alphaville é indicado somente para quem já está com uma base inicial em pedalar e controle mínimo da bicicleta, serve também como iniciação para prática do Mountain Bike (trilhas). É possível adquirir itens do uniforme (camisas, bermudas, calças, etc) do Mural de Aventuras no local. Participação aberta. Saiba Mais.

Mural Family / Kids Club - Para quem quer passear e/ou aprender a andar de bicicleta. As crianças devem estar acompanhadas de um responsável. Pode ter trilha com baixo nível de dificuldade. Não há requisitos físicos, basta vontade de andar de bicicleta e estar junto de outras pessoas do grupo.

Trilhas – São aventuras realizadas em apenas um dia, podendo ter níveis de dificuldade de 2 – Leve a 5 – Alto. Conheça os níveis de dificuldade.

Ciclo Aventuras – São aventuras com 02 a 04 dias de duração. Geralmente com nível de dificuldade de 3 - Médio ou 4 – Médio Alto. Proporcionam um contato próximo com a região visitada, tendo em vista que os atrativos naturais, culturais e históricos, sem esquecer a prática do mountain bike e o espírito de aventura, podendo ter pouco conforto nas hospedagens e condições difíceis de alimentação. Para a realização das Ciclo Aventuras, não utilizamos carro de apoio e em algumas situações dormimos em barracas (acampamento).

Expedições – São as aventuras com maior nível de dificuldade do Mural de Aventuras, sempre nível 5 – Alto, com no mínimo 5 dias de duração (quase sempre 8 dias). O objetivo é pedalar vários dias, sem carro de apoio, levando tudo o que é necessário na bike e enfrentando vários tipos de dificuldades, como o frio, chuva, altitude, peso das bagagens e outros desafios como a falta completa de um planejamento prévio quanto a hospedagens e paradas para alimentação. Ou seja, é pura aventura. Requer uma grande preparação física, psicológica e logística dos participantes. Normalmente são realizadas em lugares ermos do planeta como nas Chapadas, Alpes, Andes, ou Desertos, passando por caminhos que parte do ano podem ficar fechados pela chuva, neve ou frio. Nesses roteiros nossa hospedagem pode sem em acampamentos selvagens ou em camping quando é possível. Veja algumas de nossas expedições já realizadas (Saiba Mais).

Troféu Roda Presa - É uma disputa que prevalece a descontração e a amizade entre todos os participantes. Quem ganha é aquele que chega na última colocação e tem a honra de gravar seu nome no troféu. Quase sempre o Troféu Roda Presa segue as seguintes orientações: - O circuito é marcado com setas que apontam a direção a ser tomada; É definido um roteiro ou circuito e as quantidades de voltas; - As duplas são formadas momentos antes da largada na forma de sorteio; - Desistências, erros no trajeto e quebras/problemas de qualquer natureza não serão aceitos para efeito do resultado; - Os integrantes das duplas devem permanecer juntos com no máximo 30 metros de distância; - A dupla ganhadora grava para a eternidade seus nomes no troféu. Já foram realizadas mais de 5 edições do Roda Presa.

Volta dos Três Faróis – Pedal urbano realizado desde 2011 com nível 3 – Médio de dificuldade, que se tornou tradição no final de cada ano. É um grande encontro de bikers de nossa cidade, com passagem pelos pontos mais bonitos de Salvador. A saída é sempre do Farol da Barra, com direção ao Farol de Humaitá, em seguida passagem pelo CTM Paralela em direção ao Farol de Itapuã e no final, retorno até o Farol da Barra. Na chegada em cada farol são feitas fotos para registrar a passagem dos participantes. O percurso total possui 70 km o que representa um desafio para os participantes e uma emoção maior no retorno ao Farol da Barra.

Desafios – Essa definição é usada para qualquer uma das aventuras definidas acima que forem classificadas com nível de dificuldade 5 – Alto. Conheça os níveis de dificuldade.

5 comentários:

João Herrera disse...

Muito legal o esclarecimento. Mural sempre à frente na organização.

Lucas Malandra disse...

Gostei mto! Ficou organizado e de facil entendimento. Bora Mural!!!

Ed Bala disse...

A volta do 3 faróis é clássica! Um grande encontro com inúmeros ciclistas para esse grande pedal.
Gostei dos esclarecimentos.Show de organização.

ze bezerra disse...

E, isso melhora a compreensão do tipo de aventura do nível a que corresponde. Mesmo já tendo conhecimento agora melhor.

Plech disse...

Ficou ótimo este tópico. Dá um entendimento muito bom do que é o Mural de Aventuras.